GEPFS

PROGRAMAÇÃO 2008

O Grupo de Estudos e Pesquisas das Formas Sociais (GEPFS) vem apresentar, mais uma vez, a sua programação de atividades de estudos e pesquisas para o período de sol intenso do segundo semestre de 2008. A presente jornada de estudos e reflexões objetiva atender os objetivos e as finalidades ordinárias do GEPFS, no tocante as suas atividades acadêmicas por meio das reflexões e sistematização de idéias e análise relacionadas às questões urbanas na nossa região.

As nossas atividades estarão constituídas por sessões de Leituras e Estudos e da Mesa-Redonda a se realizar no VIII Encontro Humanístico Nacional. Iremos apresentar a mesa-redonda com a temática: A mobilidade urbana em São Luís. A atividade irá propiciar a difusão dos trabalhos escritos sobre a questão da Mobilidade Urbana na cidade de São Luís. Uma contribuição ao debate científico para uma sociologia da mobilidade e/ou da circulação urbana.

O detalhamento das atividades estão especificados no cronograma desta Programação, apresentado logo a seguir.

As Sessões de Leituras e Estudos se debruçarão sobre textos circunscritos à questão da mobilidade urbana. As obras teóricas estão especificadas na referência bibliográfica desta programação.

Neste semestre estamos acompanhando as orientações científicas, monografias e dissertações desenvolvidas em Sessões Especiais a serem definidas. Aproveitamos a oportunidade para informar apresentação da nossa adesão acadêmica a Rede Cidades da Pan-Amazônia. O nosso Relatório Técnico Final da Pesquisa: A sociabilidade entre condutores e pedestres em São Luís, se encontra no setor dos projetos em andamento. Visite o sítio eletrônico: www.recipam.org.

Concomitante, estamos enveredando a implantação do Setor de Documentação Urbana. Agora contando com os arquivos, com as iniciantes coleções iconográfica, documental e da hemeroteca. Com o Banco de Dados sobre acidentes incorporados ao acervo. Para o mesmo, estamos tendo viabilizar a sua concretização e finalização.

Por último, informamos que já iniciamos a pesquisa: Algumas Expressões de Sociabilidades dos Passageiros de ônibus em São Luís. Nesta pesquisa contamos com a participação dos bolsistas PIBIC/CNPq (2008-2009): Roberto Martins Mancini, o qual já se encontra em suas atividades de pesquisas.

Assim, convidados os estudantes de graduação e pós-graduação, os técnicos administrativos e os pesquisadores interessados na temática a engrossar esforços acadêmicos do nosso GEPFS.

Mais
Artigos

Grupo de Estudos e Pesquisas das Formas Sociais
Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais
Universidade Federal do Maranhão

Rolar para cima