GEPFS

PROGRAMAÇÃO 2009

O Grupo de Estudos e Pesquisas das Formas Sociais (GEPFS) vem, mais uma vez, apresentar e convidar a comunidade universitária interessada a participar da sua programação de estudos e pesquisas neste primeiro semestre de 2009. A presente maratona de estudos e reflexões objetiva atender as finalidades ordinárias do GEPFS na difusão sistematizada das reflexões,  estudos e análises relacionadas às questões urbanas, e, no caso, mais especifico, da mobilidade urbana em nossa região.

As nossas atividades científicas se concentrarão nas seguintes atividades: sessões de leituras e estudos, eventos e produção bibliográfica – papers, relatórios, monografias, dissertações e livros – dos nossos participantes. Todas elas circunscritas às sessões de leituras, a palestra e as apresentações dos trabalhos acadêmicos sobre a mobilidade urbana. As obras teóricas estão especificadas na referência bibliográfica desta programação.

Na oportunidade vale registrar a participação de um evento científico, o qual foi parte o Prof. Dr. José O. Alcântara Jr. no X Congresso Luso-Afra-Brasileiro, realizado na Universidade do Minho, na cidade de Braga, Portugal, nos dias 3 a 9 de fevereiro p. p.. Tal participação contou com a colaboração do PPGCS-UFMA e da FAPEMA, essa última com o auxílio das passagens. No importante evento foi apresentado o paper: Para uma microssociologia da sociabilidade no trânsito. O mesmo pesquisador já tem confirmado a participação no XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, em julho no Rio de Janeiro e aguarda o aceite no XXVII Congresso da Associação Latino americana de Sociologia.

No tocante a produção bibliográfica destaque-se o lançamento do livro: A mobilidade urbana em São Luís, conforme cronograma. Ainda para este ano teremos a publicação dos seguintes livros: Os códigos de posturas de São Luís e As formas de sociabilidade na mobilidade urbana.

Neste semestre estamos acompanhando as orientações científicas: 3 (três) relatórios de estágios, 1 (uma) iniciação científica, 2 (duas) monografias e 1 (uma) dissertação em desenvolvimento.

Uma outra atividade que está recebendo atenção é o projeto para  implantação do nosso Setor de Documentação Urbana – SDU – o qual irá receber a contribuição dos nossos estagiários, Carolina Pitanga, Michael Miranda e Fábio Jardim, graduandos do nosso Curso de Ciências Sociais. Os estagiários irão colaborar com organização de Dossiês; atividade alimentadora e animadora do nosso SDU. Com esse trabalho visamos dinamizar a organização dos arquivos e coleções: iconográfica, documental e da hemeroteca. Uma outra atividade será o repasse do Banco de Dados da nossa pesquisa “A sociabilidade entre condutores e pedestres” para  ao Consórcio de Informações Sociais da ANPOCS.

Por último, temos a previsão da conclusão do Relatório Técnico-Científico da nossa pesquisa em andamento “Algumas Expressões de Sociabilidades dos Passageiros de ônibus em São Luís” referente ao interstício 2007-2009. No atual momento temos a graduanda Carolina Vasconcelos Pitanga como a nossa mais nova iniciante nas atividades das pesquisas, na cota de bolsistas PIBIC/CNPq (2008-2009).

Na oportunidade registramos a existência do nosso sítio eletrônico na rede mundial de computadores: www.gepfs.ufma.br

Por fim, convidamos os estudantes de graduação e pós-graduação, os técnicos administrativos e os pesquisadores em geral interessados na temática para engrossar esses esforços acadêmicos do nosso GEPFS.

Cronograma

29 abril – 9 horas, CCH, Sala de Projeção 01, Bloco 03
PALESTRA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE NA ORLA MARÍTIMA DE JOÃO PESSOA: Uma análise qualitativa nos espaços livres de circulação da orla dos bairros Manaíra e Tambaú, João Pessoa, Paraíba

Palestrante: Arquiteta Nadia Freitas Rodrigues – Prof. Ms. do Curso de Arquitetura do UNICEUMA e Assessora da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de São Luís.

Apresentação de estudos sobre a mobilidade urbana como uma contribuição ao planejamento urbano brasileiro.

 13 maio – 9 horas, CCH, Sala do GEPFS
Sessão de leitura e estudos: Texto base: Caiafa, 2002.
Resp. pelo Informe: Graduanda, Michael Miranda
Revisão da bibliografia sobre a mobilidade urbana.

27 maio – 9 horas, CCH, Sala do GEPFS
Sessão de leitura e estudos: Texto base: Araújo, 2006.
Resp. pelo Informe: Graduando, Carolina Pitanga
Revisão bibliográfica para um novo paradigma da sociologia.

17 junho – 9 horas, , CCH, Sala do GEPFS
Lançamento e apresentação de livros: Mobilidade urbana em São Luís e Códigos de Posturas de São Luís.
Apresentar a produção bibliográfica dos trabalhos desenvolvidos pelo GEPFS

24 junho – 9 horas, CCH, Sala do GEPFS
Apresentação da monografia de José Wellington de Oliveira Silva
Apresentar os trabalhos de conclusão de cursos dos graduandos participantes do GEPFS

8 julho – 9 horas, CCH, Sala do GEPFS
Apresentação do projeto de dissertação de Paulo de Tasso
Apresentar e discutir projetos de estudos dos pós-graduandos acerca da mobilidade urbana de São Luís

Bibliografia

ARAÚJO, Emília Rodrigues, A mobilidade como objeto sociológico, Minho-Portugal: Universidade do Minho, 2006.

BRASIL, Ministério das Cidades, Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável: Princípios e Diretrizes, Brasília, 2004.

BRASIL, Ministério das Cidades, Plano Diretor Participativo: Guia para a elaboração pelos municípios e cidades, Brasília: COFEA, 2004.

CAIAFA, Janice. Jornadas Urbanas: Exclusão, trabalho e subjetividade nas viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: Ediora FGV, 2002.

São Luís, Sistema Integrado de Transporte: Diagnóstico e Análise das Demandas, Secretaria de Trânsito e Transporte de São Luís, São Luís: VETRAN, 2001

WRIGHT, Charles Leslie. O que é Transporte urbano, São Paulo: Brasiliense,1988.

VASCONCELLOS, Eduardo A.. O que é Trânsito, São Paulo: Brasiliense, 1998.

OBS. Os textos estão disponíveis na pasta do GEPFS do CA de Ciências Sociais. Procurar a Sra. Elizangela

Mais
Artigos

Grupo de Estudos e Pesquisas das Formas Sociais
Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais
Universidade Federal do Maranhão

Rolar para cima