GEPFS

31/10/2008

Descrição: Rio de Janeiro vai sediar o V Fórum Urbano Mundial
Foto: Carlos Magno

O Rio de Janeiro será cidade-sede do V Fórum Urbano Mundial, em 2010, promovido pelo UN-HABITAT, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (31) pelo ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, e pelo governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, no Palácio das Laranjeiras. A quarta edição do Fórum acontece na próxima semana, na cidade de Nanjing, na China.

Para o ministro das Cidades, Marcio Fortes, a capital fluminense tem muito a contribuir para o debate sobre as questões urbanas. “O Rio de Janeiro concentra importantes empreendimentos do PAC para urbanização de favelas, comunidades de grande visibilidade no mundo inteiro. O fórum é o espaço ideal para compartilhar essas experiências”, afirma Fortes.

Além disso, o ministro destaca a capacidade da cidade de realizar eventos de grande porte. “Eventos como a conferência ECO 92, os Jogos Pan-Americanos de 2006 foram realizados com êxito no Rio de Janeiro e, agora, a cidade se prepara para a possibilidade de abrigar os Jogos Olímpicos em 2016”, ressalta.

Projeção – O MCidades identifica a escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede do V Fórum Urbano Mundial como oportunidade ímpar de colocar o país como centro da discussão sobre o Habitat. As sessões do Fórum Urbano Mundial constituem espaços de amplo debate, cujos resultados impactam a formulação e a avaliação de políticas e programas urbanos dos países participantes e outros.

ONU – Em 2001, a Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu realizar, a cada dois anos, sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob a responsabilidade da Agência Habitat das Nações Unidas, com o objetivo de reunir, regularmente, uma ampla gama de parceiros governamentais, da sociedade civil e do setor privado, em torno dos grandes desafios colocados pela crescente urbanização. No debate são pautadas as economias nacionais, a organização das sociedades, as comunidades locais e as próprias cidades.

Abrangência – O último Fórum Urbano Mundial, realizado em 2006, em Vancouver, Canadá, teve a participação de mais de 10 mil pessoas, entre governantes de 160 países, parlamentares, autoridades locais, representantes da sociedade civil e do setor privado, acadêmicos e profissionais da área, organizados em seminários, oficinas e painéis de debates. Países como Angola, Argentina, China, México, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha participaram do evento.

China – O IV Fórum Urbano Mundial será realizado entre os dias 3 e 6 de novembro, na cidade de Nanjing, China, e terá como tema “Urbanização Harmoniosa – o desafio de um desenvolvimento territorial equilibrado”.

Serviço: Anúncio da cidade-sede do V Fórum Urbano Mundial
Data: sexta-feira, 31 de outubro